Durante milhares de anos os cavalos vem acompanhando o homem em diversas ocasiões; no inicio os cavalos eram usados principalmente como meio de transporte e para o trabalho e como poderosa arma de combate e conquistas ,mas foi a partir da revolução industrial e da primeira guerra mundial que com o surgimento das maquinas os cavalos foram perdendo sua importância e exercendo para o homem outras atividades como esportes, passeio, e atividades terapêuticas. Mas a questão a ser tratada neste post não é a utilização do cavalo em si, mas sim a relação do cavalo com o homem, o cavalo em muitos casos para ser domado pelo homem é imposto ao uso da violência, essa doma conhecida como doma chucra tem como principio o uso da violência.O cavalo é tratado como um animal selvagem, submisso pelo medo, dor, cansaço. No entanto, cavalo nenhum vai desenvolver todo o seu potencial dentro de um ambiente onde a tônica é o medo.
Porém com o passar dos anos essa técnica de doma chucra tem sido deixada de lado graças a mudança de mentalidade e de habito das pessoas e hoje acompanhando essa realidade, nos quatro cantos do planeta treinadores e cavaleiros vêm falando sobre e praticando a doma natural, também conhecida como doma racional. Nessa, procura-se conhecer o comportamento do cavalo, qual é a linguagem que ele usa para se comunicar, seus temores, aflições, atividades que gosta de realizar, se o animal se sente bem exercendo a ocupação que lhe destinam, enfim, pretende-se entender sua psicologia, como ele pensa, para, a partir daí, conquistar sua confiança.
A doma natural, ou relacionamento entre homem e cavalo, é o método mais moderno de domesticação, pois leva em conta que cada animal tem uma personalidade e a considera no treinamento.
Aqui vão algumas do que você deve ou não fazer no inicio da doma:
DEVE FAZER:
1- Aproximar de um potro em inicio da doma com tranqüilidade e segurança mesmo com cavalos desconhecidos que você não tenha contato constantemente. Pegá-los em um local onde seu espaço seja limitado, facilitando a aproximação.
2- Colocar o cabresto pelo focinho e passar por trás das orelhas conversando principalmente com o potro e outros enquanto coloca lentamente sem assustá-lo.
3- Usar voz firme e sempre igual, isto é, no mesmo tom para que o animal entenda o que você espera dele.
4- Recompensar o cavalo com carinhos no pescoço a cada etapa executada de maneira correta, lembrando que deve-se premiar no momento em que o animal realiza corretamente a tarefa pedida.
5- Parar com a insistência ou aula assim que o animal realize por algumas vezes o que lhe foi pedido. Ministrar os ensinamentos progressiva e repetidamente.
6- Encilhar o animal pelo lado esquerdo, entretanto o cavalo bem domado aceitará o manejo pelos dois lados.
7- Para cada tipo de animal, melhor dizendo para cada tipo de modalidade que você quer fazer com seu animal necessita de selas diferentes, selas tipo australianas são usadas normalmente para cavalos de marcha, selas tipo Western coloca-se em cavalos Árabes e Quarto de Milha, selas tipo seletas mais leves usa-se em cavalos de corrida e saltos.
NÃO DEVE FAZER:
1- Não se aproximar brutalmente principalmente pela sua traseira. Os cavalos têm medo dos homens e com susto poderão reagir repentinamente.
2- Não colocar o cabresto rápido e não amassar as orelhas, pois podem sentir dor ou irritação, e o animal pode reagir e criar traumas, difíceis de tirarem.
3- Não rode o animal com o cabresto e evitar dar puxões fortes.
4- Não repetir as palavras de comando na hora que o animal está realizando os ensinamentos. Se ele esta fazendo é porque já entendeu e a voz de comando nessa hora só irá confundi-lo.
5- Não recompensar o animal após não ter feito o que foi pedido ou recusar. Nunca bata em seu cavalo, pois só servirá para desorientá-lo.
6- Não pare com o trabalho ou a aula no momento que o cavalo errar o exercício. Caso o cavalo não execute o exercício de forma correta, mesmo que depois de algumas tentativas, mude o exercício para um mais fácil e termine a aula. A repetição demasiada cansa fisicamente e mentalmente o cavalo. Ele ficará cansado e perderá a disposição e o rendimento. Por isso procure variar as lições para mantê-lo sempre atento e disposto.
7- Não jogar o material que irá no dorso, pois é um lugar sensível (perto do rim) e esse impacto provocará dores e traumas.
8- Não usar a embocadura muito forte quando o cavalo é sensível e aceita o comando do cavaleiro rapidamente e a embocadura muito apertada poderá ferir o canto da boca.
Tb achei bacana demais o texto. Muito obrigado por compartilhá-lo :-)
ResponderExcluirQueria postar aqui o trailer pra cavalos com apartamento que a gente faz. Talvez interesse a alguém aqui. Vlw!