sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Precocidade e fertilidade agregam valor ao gado de leilão, afirma pesquisa

Uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, avaliou o impacto dos atributos de qualidade em tourinhos de elite da raça nelore, comercializados em leilão. O resultado apontou que os itens que mais contribuem para a formação do preço dos animais em questão são a precocidade e a fertilidade. Para o autor do estudo, Yuri Calil, se o produtor focar a seleção nesses dois elementos, vai conseguir agregar valor ao rebanho. 

Para avaliar o quão precoce e fértil é um touro nelore, é preciso saber o perímetro escrotal do animal, o peso no desmame, o peso ao completar um ano, a musculosidade e o aprumo. No estudo, os bovinos que tinham sido classificados como excelentes (em precocidade e fertilidade) obtiveram um valor 11% superior, nos leilões, em relação aqueles classificados como muito bons. 

Segundo Calil, “o estudo apresenta uma ferramenta que todos os pecuaristas podem utilizar para estabelecer seus critérios de seleção, bem como montar estratégias em seus leilões”. Para ele, a importância da pesquisa reside no fato de que ela identifica os aspectos que mais valorizam os animais destinados à comercialização em leilão, que muitas vezes são responsáveis por boa parte da renda do pecuarista.



fonte: globo rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário