segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Criação de codornas

A codorna vem-se destacando, nos últimos tempos, como promissora criação de aves
adaptada às condições de exploração doméstica. Esta preferência é decorrente do crescente
aumento do consumo de ovos de codorna e do expcepcional sabor de sua carne, responsável
por iguarias finas e sofisticadas.


Do lado técnico-econômico, torna-se ainda mais atrativa, ao verificar-se o seu rápido
crescimento e atingimento da idade de postura, a sua elevada prolificidade e o seu pequeno
consumo de ração, conforme os dados zootécnicos que se seguem:
· Peso do pinto ao nascer: 10 gramas
· Peso da ave adulta: fêmea 150 gramas - macho 120 gramas
· Início de postura: 45 dias
· Período de produção: 10 meses
· Percentagem de postura: até 80%
· Ovos por ave por ciclo produtivo: 250 a 300 ovos
· Peso médio do ovo: 10 a 12 gramas
· Período de incubação: 16 dias
· Idade para abate: 45 dias
· Peso médio de abate: 120 gramas
· Consumo de alimento até o abate: 500 gramas
· A criação racional de codornas segue regras básicas de manejo, alimentação, sanidade e
instalações
Para obter sucesso na criação, o produtor precisa estar atento a tres cuidados básicos: aves de boa procedencia, ração de qualidade e manejo adequado, que inclui higiene e utilização de vitaminas e medicamentos, quando necessário. Por terem sido domesticadas  há pouco tempo, há cerca de um século, as codornas ainda mantêm características silvestres. São resistentes e se adaptam a condições ambientais diversas, mas se desenvolvem melhor em regioes de clima estável, com temperatura de 25 graus. Não gostam de sol e vento diretos e, quando vivem soltas, têm hábito de ficar escondidas no meio do mato. A criação pode ser iniciada com apenas 100 codornas, para consumo familiar,. Com mil ou duas mil aves, a lucratividade é pequena, mas é um bom número para começar. A quantidade recomendada para uma pequena granja é de cinco a dez mil aves. Nesse caso é aconselhável formar uma pequena clientela na região antes de comprar as aves, para não haver encalhe dos ovos.  É possível comprar aves ainda pequenas (a partir de um dia) ou ja adultas, prontas para a postura.
Baterias Além de ter um galpão disponivel, é preciso adquirir gaiolas, bebedouros, comedouros e uma chocadeira elétrica, pois as codornas não chocam. Cada gaiola (100 centímetros por 50 centímetros) comporta cerca de 36 aves. Pode-se utilizar o sistema de baterias, ou vertical, em que as gaiolas são sobrepostas. A principal vantagem desse é alojar um numero maior de aves. Em um galpão de 30 metros de comprimento e cinco metros de largura, por exemplo, cabem até dez mil codornas. Além disso, os dejetos ficam depositados em bandejas, facilitando a retirada. O sistema piramidal, com estrutura no formato de pirâmide, é mais utilizado em galpões menores. Nele os dejetos das aves caem no chão e ficam armazenados embaixo das gaiolas. Se o piso for de concreto, a limpeza deve ser feita semanalmente; se o chão for de terra, a limpeza pode ser feita em intervalos maiores.
As codornas começam a botar com 45 dias, e até os 12 ou 14 meses, põem um ovo por dia. Os ovos são vendidos para supermercados e restaurantes. Na região do sul do país é bastante comum encontrá-los no comércio já cozidos e em forma de conserva. Os ovos de codorna são ricos em proteínas, possuem grande quantidade de vitamida B1 e B2, ferro, manganês, cobre, fósforo e calcio. Além disso os níveis de colesterol são baixos. A exploração de codornas para corte no Brasil ainda é pequena. Apesar da procura pela carne estar aumentando, o preço ainda é alto. Para o pequeno produtor, os custos de instalação são elevados, pois como se trata de abate de animais é preciso seguir as normas de higiene e saúde exigidas pelo Ministério da Saúde. Todo o processo de abate precisa ser mecanizado, a câmera frigorífica é obrigatória e as instalações devem seguir um padrão. Por isso, esse segmento encontra-se atualmente concentrado nos grandes frigoríficos. Outra possibilidade de exploração da atividade é a produção de codornas de um a 35 dias, para a venda.
Para você caro leitor que deseja algo para aplicar em sua propriedade que proporcione um lucro sem muitos investimentos em um curto tempo, a criação de codornas é uma ótima opção, além de não exigir um amplo espaço para a criação.


Fonte: Revista Globo Rural

Um comentário:

  1. Tenho perguntas ?
    porque as minhas codornas estao sem penas nas costas ?
    porque ao colocarem os ovos eles estao com pequenos amassados ?
    codornas precisam de vitaminas ?
    o quue fazer com as fezes ? posso misturar terra ou po de serra para comerciar? obrigada...

    ResponderExcluir