sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rastreabilidade

Uma das maiores exigências para atender aos requisitos da exportação de carne para a UE (União Européia) é a segurança alimentar, a segurança alimentar seria nada mais nada menos que oferecer um alimento seguro para o consumidor, que tenha qualidade  tanto em seus aspectos físico-químicos, como organolépticos (sabor e odor agradável), ausência de agentes patogênicos, reduzida carga microbiana e ausência de agentes contaminantes (antibióticos, pesticidas e hormônios, por exemplo). No caso da carne, o unico jeito que temos para saber se todas as precauções  necessárias foram tomadas é com a rastreabilidade bovina.
assim:


  •  Por determinação do Ministério da Agricultura, o cadastro no Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) é obrigatório para quem exporta carne bovina.
  • Sem registro, a venda para fora do país não é permitida!
  •  A base de dados, totalmente informatizada, contém informações atualizadas de todos os elementos identificados, registrados e cadastrados.
  •  O animal certificado no SISBOV recebe um "DIA”: Documento de Identificação Animal e um BRINCO com o novo nº SISBOV para aquele animal.
Portanto percebemos que a rastreabilidade bovina é conseqüência das mudanças nos padrões de consumo e é uma resposta às exigências do mercado que deseja alimentos sadios e seguros e que ainda respondam por uma produção sustentável e que respeite o bem estar animal.

fonte:http://www.lsi.usp.br/~lobonett/courses/extension/EP018/lectures2004/alunos/Celina_TF-A.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário