quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

cerca elétrica: melhor custo benefício

Amplamente utilizadas na Europa e Estados Unidos desde a década de 30, as cercas elétricas ainda são pouco difundidas no Brasil. Segundo Carlos Cipolatti a grande maioria dos produtores não utiliza por falta de cultura. “O produtor é desconfiado, mas precisa saber que a cerca elétrica funciona para qualquer tipo e raça de animal”, afirma.

Para Cipolatti, o sucesso na utilização da cerca elétrica depende de vários fatores. “O produtor tem que entender que o sistema de arames eletrificados precisa de cuidados na hora da instalação. Ele é composto por quatro partes fundamentais: aparelho, isoladores, arame e aterramento. Se uma das partes não funciona o sistema fica comprometido”. Outro entrave é a resistência dos peões ou capatazes das fazendas. “Se os empregados não estão interessados em que o sistema funcione, não vai funcionar, por melhor aparelho que o proprietário compre”, afirma 

Modo de dispor os fios da cerca:





Melhor relação custo benefício 
A cerca elétrica pode ser utilizada para os mesmos fins que a cerca convencional, exceto para a divisa com outras fazendas que não deve ser feita com o sistema eletrificado. 
Uma das vantagens das cercas elétrica é o menor custo de instalação. Enquanto o sistema eletrificado utiliza 44 postes de madeira e no máximo três fios por quilômetro, o sistema convencional utiliza 333 postes e de quatro a cinco fios por quilômetro. O preço do arame para cerca elétrica é 30% mais baixo que o arame ovalado e 60% menor que o arame farpado. 
As principais aplicações da cerca elétrica são: cercar e conter animais, no manejo intensivo de pastagens, como curral móvel para transporte, para isolar áreas fisicamente perigosas ou ocupadas por animais doentes e para proteger pomares, hortas e plantações da invasão de animais domésticos ou selvagens.


Vantagens da Cerca Elétrica em relação à Cerca Convencional:

  •  Mais eficaz, pois o efeito sobre os animais é psicológico;
  •  Menor custo de implantação e manutenção;
  •  Simples e rápida de construir;
  •  Simples manejo para mover, retirar, modificar, recolher e guardar;
  •  Maior vida útil devido o menor desgaste;
  •  Evita machucaduras no couro e no úbere.
Espero ter passado algumas informações importantes e esclarecido duvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário